domingo, 30 de maio de 2010

Conferência debate rumos culturais das baixadas litorâneas

A cultura sendo conduzida por uma gestão amplamente democrática, com inclusão de todos os setores, de todas as cidades do interior do Estado do Rio. Assim está se configurando um novo paradigma a partir dos debates gerados nas conferências de cultura (municipais e regionais) que estão sendo organizadas nos últimos três anos pela Secretaria Estadual de Cultura (SEC). Não poderia ter sido diferente na Conferência das Baixadas Litorâneas, realizada no dia 29 de maio, em Saquarema, reunindo cerca de 380 representantes de 12 municípios. Além da cidade sede, estiveram presentes Araruama, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Casimiro de Abreu, Iguaba Grande, Maricá, Rio Bonito, Rio das Ostras, São Pedro da Aldeia e Silva Jardim. [GALERIA DE FOTOS]

O encontro em Saquarema contou com a presença da secretária de Cultura do Estado, Adriana Rattes, que teve oportunidade de fazer uma exposição abrangente das principais ações de sua Secretaria, ressaltando o objetivo de tornar o órgão realmente relevante para o Estado, como instrumento de política pública, partindo do princípio de que cultura é um direito de todas as pessoas e um dever do estado. “Das políticas públicas, a cultura — assim como a educação — tem uma característica um pouco diferente das outras: a cultura trabalha com a potência humana e não com a fraqueza”, propôs a secretária, como forma de se refletir um novo olhar sobre o futuro na condução do fazer cultural nos municípios e sua integração regional.

A Conferência proporcionou ainda a oportunidade de debater a formação de um consórcio de cultura da Região dos Lagos, com o objetivo de criar uma visão e uma ação estratégicas para o fortalecimento das bases da administração cultural entre as cidades, de forma integrativa e funcional. Já a historiadora Nilma Accioli apresentou uma pequena e rica palestra sobre a história da região das baixadas litorâneas. Ao final do evento, foi apresentado o diagnóstico preliminar sobre a cultura regional e eleitos os representantes de cada município que integrarão o grupo de trabalho para os debates e estudos mais aprofundados que serão realizados nos próximos meses, antecedendo a segunda conferência deste ano, prevista para ocorrer entre setembro e outubro.

Além das atividades regulares da conferência, houve apresentações de artistas e grupos locais, mostrando a diversidade da produção cultural saquaremense, como a banda Santo Antonio, o grupo teatral do Centro Cultural Casa do Nós, o Núcleo de Poesia Alberto de Oliveira, a Folia de Reis Estrela do Oriente e o Coral Escola Que Canta (foto). “Saquarema já está podendo sentir grandes mudanças a nível cultural; nós temos anseios e vontades de que a cultura seja reconhecida de verdade tal qual ela merece, e tenho certeza de que conferências como esta contribuem para o fortalecimento do princípio de se elaborarem políticas públicas que deem sustentação real a tantas manifestações em cada um dos municípios fluminenses”, ressaltou a secretária municipal de Educação e Cultura de Saquarema, Ana Paula Giri Fortunato.

Camilo Mota é editor do Jornal Poiésis, membro da Academia Brasileira de Poesia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário