quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Novas perspectivas


Editorial do Jornal Poiésis, nº 174, setembro de 2010.
(clique na imagem da capa do jornal para ler a versão digital)

Numa cena do filme “Sociedade dos Poetas Mortos”, de Peter Weir, o professor interpretado por Robin Willians sugere que seus alunos vejam o mundo sob nova perspectiva. Para isto, mostra-lhes como a visão muda ao subir-se em uma mesa. O exemplo simples — que na prática é rico e amplo em significados — está no limiar deste novo setembro. No mês em que esperamos pelo recomeço de um ciclo com a chegada da primavera, o Jornal Poiésis dá um novo passo e muda sua apresentação gráfica, passando a ser publicado no formato standard. Estamos, também, reformulando alguns conteúdos, procurando dar maior dinamismo a nossas abordagens, aprofundando alguns assuntos e ampliando o enfoque temático, sem perder de vista que é nosso propósito estarmos hoje e sempre enraizados no princípio de que a Cultura e a Educação são as molas mestras do bem viver.

O lema “Literatura, Pensamento & Arte” é o principal alimento da alma de nossas publicações e trabalhos (nas áreas do jornalismo, da web e da fotografia). Segundo nosso ponto de vista, é preciso subirmos mais vezes sobre as mesas, olhar de formas diferenciadas para cada situação na vida, valorizar as pequenas coisas, as atitudes simples que possam representar um novo paradigma a ser apresentado para um mundo que vive uma enorme crise de valores. Nesse sentido, a presente edição traz reportagens sobre dois projetos que anunciam intenções mais conscientes em relação ao ambiente em que vivemos: os projetos Jardins de Itaúna e de Educação Ambiental, este último com o fator positivo de levar crianças de escolas públicas municipais a conhecerem a rotina de uma horta produzida totalmente de forma orgânica. Também mostra a preocupação cada vez maior em tornar realidade a prática de proteção às mulheres que sofrem violência, com a inauguração da Coordenadoria da Mulher, em Araruama. E reflete sobre o problema do “bullying” nas escolas, a partir de um estudo do psicanalista João Carvalho Neto. Nossa manchete chama a atenção para a devoção religiosa de uma grande parte da população saquaremense, que este ano conta também com uma grande reformulação, na procura de um resgate cultural, através de shows com grupos locais e de atividades religiosas que prometem envolver misticamente a comunidade com as procissões de cavaleiros, motoristas e pescadores.

Estes são apenas alguns sinais mais evidentes de nossa intenção editorial, que procura, a cada novo mês, ampliar sua atuação com a resposabilidade de ser um veículo de comunicação que investe, sobretudo, no incentivo à conscientização sobre a real necessidade de sermos humanos no sentido mais fundamental: irmãos de uma mesma espécie, reflexos de um mesmo Pai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário